segunda-feira, 5 de março de 2012

Porto Feliz ultrapassa a média brasileira de saúde


Mais de 20% dos municípios no país tiveram desempenho pior que 5 no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), lançado pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha. Porto Feliz, que faz parte do Colegiado Gestor de Sorocaba (20), juntamente com outros cinco municípios, teve nota acima da média brasileira, ficando em segundo lugar, perdendo apenas para Jumirim.

O IDSUS avalia o SUS (Sistema Único de Saúde) que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados e, em todo o país. Foi feita uma análise e o cruzamento de uma série de indicadores. Esses apontadores foram escolhidos por relevância, viabilidade e validade dos dados referentes aos anos de 2007 a 2010.
As notas variam de 0 a 10. O IDSUS calculou que o acesso de usuários e a qualidade do atendimento do SUS no país tiraram nota 5,47. Apenas 1.450 municípios - de todos os 5.563 brasileiros - ficaram com notas entre 6 e 6,9. Todos atendendo uma população de 46.683.510 pessoas. Segundo o ministério, o que eles querem é criar metas de melhoria do índice para distribuir verbas extras de incentivo entre os governos locais.


SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos –, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.


IDSUS
O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.
É importante destacar que, em função da grande diversidade (demográfica, cultural, socioeconômica, geográfica, etc.) dos territórios do nosso país, não seria adequado realizar uma classificação que apenas posicionasse, em ordem crescente ou decrescente, os municípios brasileiros. Assim, para realizar uma avaliação mais justa, a análise comparativa das notas do IDSUS deve ser feita por meio dos Grupos Homogêneos. Apenas dentro deles, por apresentarem características similares entre si, é possível traçar um paralelo comparativo.
Por meio desse portal, os resultados da avaliação, que tem como foco o usuário do SUS residente em cada município brasileiro, podem ser visualizados de maneira georreferenciada (na forma de cartogramas dinâmicos do software livre I3GEO) ou ainda em forma de tabelas (com dados disponíveis para downloads).
Dessa forma, o IDSUS se coloca como um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário