sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cláudia Machado participa da Conferência Nacional de Transparência


Cláudia (4ª esq.), é Delegada
Estadual e representa o município
   A professora Cláudia Maria Sampaio Machado, Presidente do SIPROEM – Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais de Sorocaba e Região, eleita Delegada Estadual, representará o município de Porto Feliz, durante a Etapa Nacional da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na cidade de Brasília (DF), entre os dias 18 e 20 de maio.

   Claudia, conhecida por seu trabalho ligado a assuntos sociais (fundadora da entidade ALMA – Alvorecer Materno – Associação Beneficente às Gestantes, em 1994) e pela luta na transparência e coerência nos atos da administração pública (participa ativamente do Conselho do FUNDEB em Porto Feliz, acompanhando a aplicação correta das verbas públicas no ensino municipal), fez parte da organização da etapa municipal da Conferência realizada em fevereiro por iniciativa da sociedade civil.   “Nós, professores, temos o dever de estarmos atentos à participação na vida pública, uma vez que um dos objetivos básicos da educação é o exercício da cidadania; repetindo o nosso grande mestre Paulo Freire:  “ ...devemos educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”, avisa Cláudia.

   O evento em Brasília será presidido pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, que fará a abertura oficial do encontro. A presidenta Dilma Rousseff também deve participar do evento. Estarão presentes 1.200 delegados de todos os estados brasileiros além de observadores e convidados que debaterão as propostas sistematizadas vindas de todas as etapas preparatórias da 1ª Consocial e priorizarão 80 propostas/diretrizes que subsidiarão a criação do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. A expectativa é de que mais de 1.500 pessoas, entre representantes do governo, imprensa e sociedade civil, participem do evento. Já considerada um marco histórico na política brasileira, a Consocial é um pedido da própria sociedade civil, atendido em 2010 por decreto presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário