terça-feira, 10 de abril de 2012

Aprendendo brincando


Em clima de festa alunos reuniram-se para a foto
   Educar é a arte de transmitir conhecimento, porém, o que todos sabem, hoje, no Brasil, o Sistema Educacional tende a ser defasado e não muito procura atender as necessidades dos alunos. Por isso Albert Einstein disse: “A Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola”. Segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudante), o Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre os 65 países avaliados. Vendo por esse lado, os professores se tornam alvos ou ficam no fogo cruzado de muitas esperanças sociais e políticas em crise nos dias atuais.




A professora Fabiana Carnelos Palmieri
Pensando nisso, em 2011, os professores da escola Escola Estadual Profª Esther Maurino Rodrigues, decidiram criar e desenvolver o Projeto “Quem Sabe, Sabe!”. Neste ano, durante a primeira semana de abril, as professoras Fabiana Carnelos Palmieri e Erika Marciano, colocaram em prática novamente o plano e puderam contar com a participação de cerca de 350 estudantes, entre os períodos de manhã e a noite.
   Nestes dias foram desenvolvidas diversas atividades, dentre elas, gincanas, apresentações de dança, teatro e desfile sustentável. Os alunos também puderam conhecer mais e fizeram algumas releituras das pinturas do artista russo, Wassily Kandinsky, sendo assim, desfrutar um pouco do estudo da pintura e cultura abstrata.
   O objetivo principal da concepção foi fazer com que os estudantes conseguissem desenvolver na prática, a união e educação. Segundo a professora Fabiana, os adolescentes conseguiram ampliar seus conhecimentos daquilo que aprenderam nas salas de aula. “A nossa intenção é fazer com que nossos alunos aprendam a conviver em união, sendo assim, com respeito e em paz”, destaca.




Os alunos Samuel e Patrícia posaram
ao lado do retrato da patronesse
Aprender brincando torna-se um dos fatores primordiais nos dias de hoje. Os alunos Samuel Rodrigues Pereira e Patrícia Fernanda Ribeiro, ambos com 16 anos, tiveram uma atuação excepcional durante o projeto. Os jovens contam que durante esse período, a criatividade cresceu em cada um dos participantes. Além de fazer com que o trabalho em grupo seja um aprendizado para eles.
   Já a organizadora Erika, informa que todo o trabalho criado faz com que a frequência dos estudantes seja maior na escola. “O nosso trabalho é diferenciado. Conseguimos fazer com que eles sintam-se mais a vontade”, ressalta.


Confira mais fotos do evento na página do Facebook da Revista aqui


Fotos: Paulo Henrique Baldini / Revista Viu!

Um comentário:

  1. CONVITE - AÇÃO GLOBAL DE PLANTIO DE ÁRVORES

    ENO TREE PLANTING DAY é uma ação global de plantio de árvores que simboliza a paz e continuidade da vida.
    Ele é organizado duas vezes por ano, em maio e em setembro e conecta jovens do mundo a refletir sobre as questões ambientais. Além disso, o evento promove a educação para a paz e aumenta a consciência sobre a importância das florestas em escala global.

    Nossa próxima ação global de plantio de árvores acontece dia 21 de setembro.

    É muito fácil participar. Basta plantar uma árvore na sua escola ou no lugar onde você vive e chamar outras pessoas para participar com você.

    Nosso objetivo é plantar 100 milhões de árvores até o final de 2017.

    Como participar

    É só registrar sua escola ou grupo no site: http://www.enotreeday.net/ e realizar o plantio das árvores no dia 21 de Setembro. Todo participante receberá um certificado.
    No dia do plantio, tire fotos do evento e mande para brazil@enoprogramme.org com uma mensagem incluindo: nome da escola/grupo, cidade, estado e país, número de participantes e número de árvores plantadas para montagem de um painel internacional dos participantes.

    Qualquer dúvida, estou à disposição de vocês!

    Rosa Maria Sousa Santos
    Coordenadora Nacional
    rosa.sousant@enoprogramme.org

    ResponderExcluir