quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Porto Feliz terá mais uma unidade do CRAS


No dia 2 de março, a partir das 9 horas, será inaugurado na Rua Professora Aurora Machado Guimarães, nº 38, no Jardim Excelsior, mais uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O novo CRAS ficará em um prédio cedido pela Sociedade de Amigos de Bairro (SABs). 

Além de ser destinado à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção básica às famílias e indivíduos, também desenvolverá oficinas de geração de renda, projetos para crianças e adolescentes do bairro, assistência social e psicológica e cadastramentos e recadastramentos em programas como Bolsa Família, Viva Leite, Cesta Básica, Pró Jovem, Renda Cidadã, entre outros.

A equipe do CRAS será especializada, contendo coordenador, psicóloca, assistente social, profissional de serviços gerais e estagiário.
 
Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Social, já existe uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social na rua Sírio Previtali, s/nº, no Jardim Vante.


Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O que é oferecido no CRAS?

- apoio às famílias e indivíduos na garantia dos seus direitos de cidadania, com ênfase no direito à convivência familiar e comunitária;

- serviços continuados de acompanhamento social às famílias ou seus representantes;

- visita e entrevista às famílias que estejam em situações de risco e quase-risco;

- acolhida para recepção, escuta, orientação, referência e encaminhamentos;

- palestras voltadas à comunidade ou à família, seus membros e indivíduos;

- oficina de convivência e de trabalho socioeducativo para famílias, seus membros e indivíduos, ações de capacitação e de inserção produtiva;

- campanhas socioeducativas, reuniões e ações comunitárias, articulação e fortalecimento de grupos sociais locais;

- atividade lúdica nos domicílios com famílias em que haja criança com deficiência;

- produção de material para capacitação e inserção produtiva para oficinas lúdicas e para campanhas socioeducativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário