terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tribunal Regional do Trabalho promoveu encontro em Tietê

Vara do Trabalho da cidade sediou o evento que reuniu três servidores com deficiência visual plena para troca de experiência

   
Encontro reuniu servidores das três
Varas do Trabalho
   A Vara do Trabalho (VT) da cidade de Tietê (SP) recebeu nos dias 9 e 10 de agosto, três servidores portadores de Deficiência Visual Plena. São eles: Jairo Maurano Machado, 24 anos, servidor da VT do município que sediou o encontro; Marcio Roberto Vallim, 45 anos, da VT de Mogi Guaçu (SP) e; Rodolfo José Andrello, 26 anos, da VT da cidade de Jales (SP). Além deles, autoridades também estiveram presentes, representando as respectivas Varas do Trabalho de sua cidade.

Encontro contou com a participação de
representantes da vara Central de Campinas
   O 1º encontro desta trajetória teve como principal objetivo uma troca de experiência sobre as rotinas de trabalho, dificuldades e soluções que envolvem as tarefas dos servidores com necessidades especiais, para auxiliar os mesmos para enfrentarem as barreiras existentes em seus ambientes de trabalho, como a logística, a utilização do Sistema de Acompanhamento Processual de 1º Grau-SAP1, tal como o programa específico de leitura “Virtual Vision” (veja abaixo). Além disso, também foram abordados temas relevantes para a qualidade de vida e saúde laboral.

Virtual Vision

Programa Virtual Vision lê e converte para
áudio tudo o que está escrito na tela
   Para auxiliar os portadores desse tipo de deficiência, o programa Virtual Vision foi desenvolvido para que os mesmos pudesse utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer e outros aplicativos através da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz.
   Além disso, também faz uma varredura nos programas em busca de informações que podem ser lidas para os usuários. Esse tipo de navegação é feita por meio de um teclado comum e o som é emitido através da placa de som presente no computador. Também acessa o conteúdo presente na Internet através da leitura de páginas inteiras, facilitando o acesso para quem utiliza desse artifício.


Fotos: Paulo Henrique Baldini / Revista Viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário